Pesquisadores do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) dizem ter conseguido desenvolver um aparelho capaz de determinar as emoções das pessoas utilizando análise de reflexão de sinais wireless.

O aparelho, chamado EQ-Radio, envia sinais que atingem o corpo da pessoa e são refletidos de volta. Com isso, a máquina é capaz de medir a respiração e o batimento cardíaco, que ela irá analisar para descobrir se o usuário está se sentindo feliz, triste, com raiva ou ansioso.

“Nosso trabalho mostra que sinais wireless podem capturar informações sobre comportamento humano que não está sempre visível a olho nu”, conta Dina Katabi, líder do projeto.

De acordo com os pesquisadores, em um grupo de 30 pessoas entre 19 e 77 anos, o EQ-Radio conseguiu acertar 87% das emoções, uma taxa de sucesso que eles dizem ser maior do que a dos rivais, inclusive uma solução da Microsoft.

“Acreditamos que nossos resultados podem levar a futuras tecnologias que ajudarão a monitorar e diagnosticar condições como depressão e ansiedade”, completa Katabi. No vídeo apresentado, o grupo também comenta possibilidades de uso no entretenimento.

Pin It on Pinterest

Share This
%d blogueiros gostam disto: