Grande parte das pessoas adora saborear batatas fritas com seus meus molhos favoritos. Muitos sabem que, embora não seja uma alternativa saudável, não sabem o quão perigoso eles podem ser para a nossa saúde. Por isso, vamos informar seis dos molhos e condimentos mais perigosos para a sua saúde. Saiba que existem outras alternativas mais saudáveis para deixar suas refeições saborosas.

1. Catchup

molhos prontos com açúcar

O catchup é o campeão indiscutível dos molhos, não é mesmo? É praticamente uma paixão mundial. Mas será mesmo que é bom para você? A triste e verdadeira resposta é: simplesmente não. Além de acompanhar nossas batatinhas e lanches, muitos de nós usamos o catchup em receitas, mas saiba que apenas 1 colher de sopa contém nada menos que 8 gramas de açúcar! E muitos deles utilizam o xarope de milho na fabricação, por ser mais barato, mas é muito pior para a saúde.

Para uma alternativa mais saudável, por que não tentar xarope orgânico feito com açúcar de verdade? Além disso, seria ainda melhor para esquecer tudo sobre o catchup. Alguma vez você já pensou em substitui-los por tomate seco, ou até mesmo preparar um patê com eles? Uma alternativa muito mais gostosa e saudável.

2. Molho barbecue

molhos prontos com açúcar

Muito popular nos Estados Unidos, o molho barbecue é utilizado naquele país em churrascos, filés e acompanhamento de carnes, e também atraiu o paladar do brasileiro. No entanto, ele é rico em xarope de milho, com cerca de 12 gramas por porção. A situação fica ainda pior por causa da coloração artificial, potencialmente cancerígena, e frequentemente utilizada para dar ao molho aquela bela cor marrom.

Em vez dele, opte por alguns molhos caseiros. Se gosta de algum molho para churrasco ou carnes, faça você mesmo o seu, ou procure opções orgânicas, que são livres de aditivos químicos e corantes artificiais.

3. Molho de salada light

molhos prontos com açúcar

Ao comprar molhos light, ou seja, os mais leves, você não está tomando a melhor atitude no quesito de escolha saudável. O que os fabricantes fazem é simplesmente colocar mais açúcar nesses molhos para compensar a falta de gordura. O sabor pode ser bom, mas e a sua saúde? Você precisa estar ciente do quanto açúcar está consumindo, e nós geralmente não percebemos que ele pode ser encontrado em diversos alimentos, inclusive em molhos.

A verdade é que você não precisa se preocupar com o uso do azeite com o vinagre. A gordura é realmente necessária para o seu corpo absorver as vitaminas essenciais que estão ali na sua salada.

4. Maionese

molhos prontos com açúcar

Duas colheres de sopa de maionese comum contêm impressionantes 200 calorias. Mas essa não é a única razão para fugir desse condimento. Grande parte das maioneses do supermercado usam óleo de soja, feito com soja geneticamente modificada, que aumenta os riscos de adquirir diabetes e causar obesidade.

Por isso, opte pela maionese orgânica, mesmo que seja mais cara, ou veja no rótulo se o produto foi feito com outro tipo de óleo, como girassol, uma opção menos agressiva para o organismo.

5. Molho tártaro

molhos prontos com açúcar

O molho tártaro geralmente acompanha peixes, principalmente peixe frito e frutos do mar, e é realmente muito gostoso, mas poucos devem saber que esse tipo de molho produzido em escala industrial também é rico em óleo de soja, assim como a maionese, já que a maionese é o ingrediente principal e é a base para o molho tártaro, além de conservantes.

Mas se você não abre mão desse molho saboroso, pode preparar o seu próprio: basta pegar alguns pedaços diversos de picles, cortar em pedaços bem pequenos, e misturar com uma maionese orgânica. E pode até substitui-la por abacate. E acredite: fica delicioso.

Fonte: prevention.com

Pin It on Pinterest

Share This