A tecnologia e a medicina caminham lado a lado de forma a proporcionar um monitoramento mais eficaz do estado de saúde dos indivíduos. Seja para uso em casa, seja na aplicação em consultórios e clínicas, pequenos aparelhos são capazes de fornecer resultados bastante precisos e adiantar diagnósticos, auxiliando no tratamento.

No caso de equipamentos que podem ser utilizados pelo próprio paciente é importante estar atento a algumas questões. Sempre verifique se o aparelho tem uso permitido no Brasil, consulte o médico caso algum resultado apresente anormalidades, e jamais faça automedicação. O uso destes aparelhos não substitui os exames de rotina.

Selecionamos, entre muitas, cinco inovações que facilitam a vida de médicos e demais profissionais de saúde e também de pacientes e seus familiares. Confira!

Monitores arteriais digitais

No lugar dos clássicos aparelhos de pressão que são inflados e apresentam leitura analógica, os mais modernos monitores arteriais digitais pedem apenas que um botão seja pressionado e pronto: dados como pressão e batimentos cardíacos são mostrados aos pacientes. Alguns modelos mais avançados podem ser conectados ao smartphone e oferecem um monitoramento detalhado por meio de aplicativos específicos.

Balanças inteligentes

Já existem modelos de balanças que fazem muito mais do que apenas indicar qual é o seu peso atual. Alguns equipamentos se conectam à internet e fornecem dados precisos sobre as medidas individuais, oferecendo inclusive gráficos de evolução de perda ou ganho de peso.

Ultrassom portátil

Com uso indicado em clínicas, consultórios, unidades móveis de atenção à saúde, veterinários e outros centros especializados, o aparelho de ultrassom portátil é ideal para fornecer resultados rápidos e proporcionar atendimento ágil nas mais diversas situações.

Impressoras 3D

As impressoras 3D cada vez mais desempenham um papel importante no meio médico. De exoesqueletos a cartilagens, de próteses a vértebras, a impressora certamente ainda tem muito a trazer para a área da saúde.

Aplicativos de saúde

Aqui a lista é bem ampla, e atende as mais diversas necessidades. Em um mundo cada vez mais conectado, não faltam aplicativos para desktop ou smartphone que monitoram os mais diversos aspectos da nossa saúde, do ciclo menstrual à detecção de pintas suspeitas na pele.

Pin It on Pinterest

Share This