Às vezes, quanto mais perto é o fim de semana, maior é o estresse
O estresse é um conjunto de perturbações orgânicas e psíquicas provocadas por vários estímulos ou agentes agressores, que podem ser frio, infecção, emoções fortes, cirurgia, trabalho, excesso de compromissos e estilo de vida acelerado.
Apesar do senso comum dizer que não, os dias que antecedem o período de férias ou até mesmo o fim de semana podem ser muito estressantes.
Controlar o estresse não é uma tarefa fácil, e cada pessoa reage de forma diferente à subida dos níveis de cortisol (o hormônio que desencadeia os estados de estresse). Contudo, existem pequenos gestos e comportamentos que ajudam a manter o estresse longe:
Recorrer a uma lista/agenda online é sempre uma boa tática, não só por ser de fácil acesso, mas também por possibilitar a emissão de alertas sonoros, que travam qualquer esquecimento. Além disso, ter uma lista com tudo o que é necessário fazer e organizar cada tarefa conforme a prioridade ou período do dia é meio caminho andado para que fique tudo sob controle. E por falar em controle, parar de checar o e-mail a cada dez minutos. O ideal é acessá-lo somente algumas vezes por dia, diz o site Bustle.
Uma vez que o estresse anda lado a lado com a produtividade ou, para sermos mais honestos, com a falta de produtividade, a melhor forma de combater isso é com pausas ao longo do dia, que não só permitem espreguiçar, como são uma lufada de ar fresco para o cérebro, ajudando a baixar os níveis de cortisol que correm no sangue.
Fazer uma tarefa de cada vez é também uma estratégia eficaz não só para que o estresse não tenha tempo de aparecer, mas também para assegurar que o trabalho saia com qualidade, pois a pressa é sempre inimiga da perfeição.
De acordo com a publicação, ter consciência de como está o dia, isto é, de quanto tempo se demora a realizar determinadas tarefas é também um gatilho interessante na hora de aniquilar o estresse, pois compreender a forma como se atua é, de fato, a melhor maneira de saber o que pode estar correndo mal e merece ser melhorado.
E por falar em saber como se passa o dia, isto inclui ainda reduzir consideravelmente o uso de redes sociais. Estas plataformas têm sido apontadas pela ciência como inimigas do bem-estar não só por interferirem negativamente nas emoções, mas também com desencadearem períodos de estresse.