src="https://cdnjs.cloudflare.com/ajax/libs/reading-time/2.0.0/readingTime.min.js

Acordou de mau humor? A culpa não é apenas da segunda-feira

Reading Time: ( Word Count: )

mau humor

Em alguns casos, o mau humor não é defeito… é já feitio. E à segunda-feira o estado piora.

O primeiro dia da semana de trabalho é apontado por muitos como o principal culpado pela rabugice, mas está longe de ser o único fator a ter em conta, especialmente quando o mau humor (aliado ao mau feitio) é recorrente ao longo da semana.

Segundo o site da revista Self, existem seis razões para uma pessoa estar de mau humor e que nada têm a ver com a segunda-feira. Sim, pode parar de usar a hashtag #hatemondays.

1 – Ingestão de demasiado açúcar.

O fim de semana foi de excessos e não resistiu aos doces? Tem, então, aqui uma possível causa para estar amuado, uma vez que o açúcar exerce um impacto direto no cérebro através da ativação dos campos de recompensa. Quando não se ingere açúcar, o cérebro pede mais, interferindo com o estado de espírito da pessoa.

2 – Ingestão de demasiadas bebidas alcoólicas.

Também o álcool interfere com o humor de uma pessoa e não falamos apenas da ressaca. Diz a publicação que os químicos presentes nestas bebidas têm uma forma de atuar idêntica ao açúcar, fazendo com que o cérebro queira mais.

3 – Noites mal dormidas.

Seja no fim de semana ou ao longo dos últimos dias, a falta de descanso pode ser um dos principais responsáveis pelo mau humor, uma vez que dormir mal tem um impacto direto e nocivo nas hormonas e no cérebro, comprometendo algumas habilidades.

4 – Mente fraca.

Estar mentalmente em baixo, seja por tristeza ou preocupação, é também um fator a ter em conta na hora de avaliar a causa do mau humor e as mudanças de disposição.

5 – Dieta pobre em nutrientes.

Se o excesso de açúcar e álcool são duas causas do mau humor, a alimentação pobre em nutrientes é outro fator a avaliar, uma vez que comer mal e poucas vezes faz com que os níveis de açúcar estejam sempre a oscilar e a atingir picos, o que pode levar a mudanças repentinas de humor.

6 – Passar demasiado tempo com amigos dominadores.

Algumas amizades são tóxicas e têm a capacidade de interferir com o bem-estar das pessoas, seja físico ou emocional.

 

Daniela Costa Teixeira

aprendaviver

Related Posts

Comments

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

google-site-verification: googlee73cd655be624699.html