src="https://cdnjs.cloudflare.com/ajax/libs/reading-time/2.0.0/readingTime.min.js

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

Reading Time: ( Word Count: )

Já é de conhecimento que outubro, mais conhecido como Outubro Rosa, é o mês de combate ao Câncer de Mama, e durante estes trinta e um dias, a população é bombardeada com informações sobre a doença e como preveni-la. O Câncer de Mama é um dos mais comuns entre as mulheres e, no Brasil, o número chega a 60.000 novos casos por ano, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). Em 90% dos casos, o Câncer de Mama está associado à condição hormonal, porém, o mesmo também pode ser hereditário ou estar relacionado ao comportamento humano, como uso de cigarro, bebidas alcoólicas, obesidade, dentre outros fatores.

Para prevenir a doença, não basta apenas realizar o autoexame, já que quando o tumor possui tamanho para ser apalpado já não está mais em seu estágio inicial, portanto é necessário um cuidado especial com a alimentação. De acordo com a nutricionista Mariana Raesk, para prevenir o carcinoma mamário o primeiro passo é adotar uma dieta equilibrada. “O consumo de vegetais, frutas, grãos integrais, gorduras saudáveis e carnes magras é essencial. Evitar o excesso de produtos industrializados, gorduras saturadas e a ingestão de bebidas alcóolicas também são fundamentais”, explica.

Manter a alimentação saudável é a recomendação básica para prevenir o Câncer de Mama, pois ajuda a manter o peso corporal adequado, evitando a obesidade. “Os alimentos de origem funcional são ótimos, pois, além de desempenharem as suas funções básicas de nutrição, apresentam benefícios fisiológicos que podem prevenir o aparecimento da doença. Neste caso, a castanha do Brasil é destaque, pois é riquíssima em selênio 1 mineral, que tem ação protetora no aparecimento de células malignas. O consumo de uma castanha ao dia já ajuda na prevenção”, cita a nutricionista.

Ainda segundo Mariana, a cúrcuma também é uma especiaria considerada anticancerígena podendo prevenir ou retardar o crescimento de células do câncer de mama. “Recomenda-se cerca de duas colheres de chá por dia em preparações como carne, caldos e sopas, por exemplo”.

O consumo de carnes vermelhas também pode ser um problema, principalmente em mulheres que estão na pré-menopausa. Portanto, o mais recomendado são alimentos ricos em ômega-3, que ajudam também no controle de metástases. “Opte por peixes como a sardinha, o salmão, arenque e atum, de 3 a 4 vezes na semana”, aconselha Mariana Raesk.

Além de manter uma dieta saudável é imprescindível a prática de atividades físicas em conjunto com os bons hábitos alimentares para manter o peso, evitar a obesidade e prevenir o aparecimento do Câncer de Mama.

aprendaviver

Related Posts

Comments

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

google-site-verification: googlee73cd655be624699.html