src="https://cdnjs.cloudflare.com/ajax/libs/reading-time/2.0.0/readingTime.min.js

Atenção mulheres: as crianças herdam a inteligência das mães

written by aprendaviver
10 · 10 · 16

Reading Time: ( Word Count: )

Um novo estudo mostra que a herança genética materna é mais determinante na hora de definir a inteligência de um ser humano.

Investigadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, detetaram que, apesar de não ser o único fator, a herança genética da mãe é determinante para definir a inteligência de um ser humano.

Segundo o The Independent, isto deve-se ao facto das mulheres terem dois cromossomas X, enquanto que os homens possuem apenas um.

Os cientistas concluíram que alguns dos genes que contribuem para as funções cognitivas avançadas, denominados “genes condicionados”, só se ativam quando vêm da progenitora, uma vez que a versão masculina acaba por se tornar inativa durante o desenvolvimento do bebé.

Para chegar a esta conclusão, a equipa de investigação analisou ratos geneticamente modificados.

Os animais que tiveram uma dose extra de genes maternos desenvolveram um cérebro maior e um corpo mais pequeno do que aqueles em que predominavam os genes paternos.

Por outro lado, as células de origem masculina estavam mais ligadas ao sistema límbico, que regula, por exemplo, as emoções, a fome e a sexualidade.

Há mais para além da genética

No entanto, além da genética – que determina entre 40% a 60% da inteligência -, também é crucial o ambiente em que se cria o menor e o vínculo que este tem com a sua mãe.

De acordo com o jornal britânico, investigadores da Universidade de Washington concluíram que uma forte relação emocional com a progenitora tem um impacto significativo no desenvolvimento de algumas áreas do cérebro.

Deste modo, crianças que têm essas condições possuem um hipocampo maior, a área do cérebro associada à memória, à aprendizagem e à resposta relativamente ao stress.

Claro que isto não significa que os pais não representem um importante papel no crescimento de um filho.

Tal como afirmam os cientistas, há outros genes determinantes como, por exemplo, aqueles ligados à intuição e às emoções, que podem ser herdados dos pais e que também são uma importante chave para o desenvolvimento da inteligência.

ZAP / RT

aprendaviver

Related Posts

Comments

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

google-site-verification: googlee73cd655be624699.html