src="https://cdnjs.cloudflare.com/ajax/libs/reading-time/2.0.0/readingTime.min.js

Nova tecnologia promete baterias que carregam em segundos e duram semanas

Reading Time: ( Word Count: )

Bateria que dura muito e que carrega em poucos minutos é o desejo de todos. Uma pesquisa recente mostrou que os brasileiros estão entre os que mais recarregam a bateria do celular. A autonomia de bateria da maioria dos aparelhos do mercado deixa a deseja, onde apenas temos que nos conformar com as tecnologias que ajudam a reduzir o tempo que o aparelho permanece grudado na tomada.

O Quick Charge 4.0 será uma novidade muito bem-vinda em 2017, mas promessas mais animadoras para futuros lançamentos vêm surgindo aos poucos. Cientistas da Universidade da Flórida Central (UCF) criaram um protótipo de bateria de supercapacitor que funciona como novo mesmo depois de ter sido recarregado 30 mil vezes.

A pesquisa poderia produzir baterias de alta capacidade, com carregamento ultrarrápido que duram 20 vezes mais do que uma bateria convencional de íons de lítio. “Você poderia carregar seu celular em alguns segundos e não precisaria carregá-lo novamente por mais de uma semana”, disse Nitin Choudhary, pós-associado da UFC.

.

.

Os supercondensadores podem ser carregados rapidamente porque armazenam eletricidade estaticamente na superfície de um material, ao invés de usar reações químicas como as baterias comuns. Isso requer folhas de materiais “bidimensionais” com grandes áreas de superfície que podem conter muitos elétrons. No entanto, grande parte da pesquisa, incluindo a da fabricante de energia elétrica Henrik Fisker e da UCLA, usa o grafeno como material bidimensional.

A pesquisa ainda está em seu processo inicial e não está pronta para a comercialização, mas parece promissora. “Para pequenos dispositivos eletrônicos, nossos materiais estão superando os convencionais em todo o mundo em termos de densidade de energia, densidade de potência e estabilidade cíclica”, disse Choudhary.

Não é de hoje que vemos tecnologias que prometem baterias de longa duração, especialmente com o uso de grafeno. Mesmo que nunca vejamos produtos comerciais com baterias de supercondensadores, é interessante ver que pesquisas estão sendo feitas para reduzir a dependência das tomadas por smartphones.

Caso a tecnologia chegue ao mercado algum dia poderemos carregar a bateria de nossos smartphones em segundos, além de a carga chegar a durar semanas. Os avanços poderiam ser bem-vindos a vários setores, o que reduziria a dependência de energia provinda de combustíveis fósseis.

aprendaviver

Related Posts

Comments

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

google-site-verification: googlee73cd655be624699.html