src="https://cdnjs.cloudflare.com/ajax/libs/reading-time/2.0.0/readingTime.min.js

Você conhece as fases do sono? Saiba como funcionam e como afetam o seu corpo

Reading Time: ( Word Count: )

sono

O sono pode ser basicamente dividido em 5 estágios que formam um ciclo que dura entre 90 a 110 minutos, recomeçando em seguida. Durante cada um desses estágios, o cérebro humano se comporta de uma maneira diferente, fazendo com que o corpo fique imóvel ou se movimente com maior frequência.

Essas etapas pelas quais seu sono passa são muito importantes para a saúde da sua memória e o armazenamento das informações a que você teve acesso durante o dia. Dormir bem e aproveitar cada uma dessas etapas também é muito importante para ajudar a concentração no dia a dia e eliminar o seu estresse.

Os diferentes estágios

No primeiro estágio, o seu sono é mais leve, deixando sua atividade muscular mais tranquila. É a fase em que você entra no sono, podendo acontecer também algumas contrações musculares. No segundo estágio são os seus batimentos cardíacos e a respiração que diminui, fazendo com que a temperatura corporal também caia.

Na terceira etapa o sono mais pesado começa. Nesse momento o cérebro começa a gerar as ondas delta, sendo o momento mais difícil de acordar uma pessoa. Ao entrar no nível quatro, o sono está bastante profundo e o cérebro produz ainda mais ondas deltas. As atividades musculares são bastante limitadas e é a fase mais importante do sono, porque ela garante que a pessoa se sentirá mais descansada no dia seguinte. O caminho até aqui também é essencial para as pessoas que estão em fase de crescimento, pois é quando o hormônio será produzido pelo organismo humano.

Na última etapa, também conhecida como REM (sigla para RapidEyeMovement ou Movimento Rápido dos Olhos), é quando os sonhos acontecem. A respiração fica mais acelerada, irregular e superficial. Enquanto seus músculos se tornam imóveis, os seus olhos se movimentam mais rapidamente. Os batimentos cardíacos e a pressão arterial aumentam durante essa fase, que normalmente começa entre 70 a 90 minutos após o primeiro estágio, durando cerca de 20% do sono.

Como aproveitar melhor cada fase do sono

Para que você tenha mais saúde no seu dia a dia é essencial que você cuide de cada etapa do sono. Existem algumas atitudes que você pode seguir para melhorar a qualidade do seu sono e assim mudar também a sua rotina, deixando-a mais saudável e produtiva.

O primeiro passo é garantir uma cama melhor. Um colchão de qualidade é essencial para oferecer a postura mais adequada e o conforto necessário para que o seu corpo relaxe. Como você já viu, as etapas do sono podem fazer com que você fique imóvel ou mais agitado de acordo com a sua atividade cerebral por isso, invista em um colchão que oferecerá o que você precisa para passar as horas de sono indicadas.

A sua atividade durante o dia e principalmente pouco tempo antes de se deitar também deve ser analisada e mudada, caso te deixe mais agitado. Fumar ou ingerir bebidas alcoólicas, por exemplo, pode representar um grande risco para a sua saúde e também para o seu sono, deixando o organismo mais agitado do que o normal.

Evite comer imediatamente antes de dormir, principalmente alimentos mais pesados. Se possível, não beba muita água também. Deixe um copo de água próximo de você, pois se acordar com sede, poderá voltar a dormir mais rapidamente do que se precisasse se levantar para ir até a cozinha.

Os exercícios físicos devem ser feitos entre 4 a 6 horas antes de dormir, para garantir que você terá uma noite mais tranquila.

Você também pode fazer um relaxamento até 2 horas antes de se deitar para dormir, buscando alcançar a paz de sua mente e de seu corpo. Atividades como meditação, respiração ou a leitura de algo que te tranquilize são altamente recomendados para esse momento. Procure não usar celulares, tablets e computadores antes de dormir, pois a luz da tela pode interferir nas informações que seu cérebro deve receber, indicando que é hora de descansar.

Evite assistir televisão, principalmente programas ou filmes que sejam mais violentos. Isso poderá deixar seu sono agitado e seus sonhos podem ser ruins.

aprendaviver

Related Posts

Comments

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

google-site-verification: googlee73cd655be624699.html